sábado, 13 de setembro de 2008

Modalidades de Ateus

Ateu trialético - Faz a junção de Marx, Cristo e Freud.
Ateu quadrilateral - Acrescenta Sartre ao trio anterior
Ateu apostólico - Assume um discurso de catequista e se esforça para instaurar uma liturgia
Ateu surfista – Em situações de dificuldade, doença, ameaça ou morte, sempre pega uma onda espiritualista.
Ateu edipiano - Vive agredindo a figura de Deus e da Sagrada Família, sublimando conflitos afetivos com o seu pai e a sua mãe.
Ateu Arco-Íris - Está sempre atrás das últimas novidades místico-religiosas, argumentando com a necessidade de se manter atualizado.
Ateu Antropológico - Relativiza tanto os conceitos materialistas que, se for encontrado ajoelhado e rezando, dirá que se trata de pura gestualidade sócio-cultural, sem nenhuma implicação filosófica.
Ateu parapsicológico - Tem queda pelas coisas do além-túmulo e navega entre o kardecismo e a umbanda, mas afirma que se trata de interesse científico pela parapsicologia.
Ateu cristão - Casa na igreja, batiza e faz primeira comunhão dos filhos, providencia missas de corpo presente e de sétimo dia, sempre em nome da não intransigência e da necessidade de integração social, considerando os componentes cristãos da nossa formação cultural.
Ateu figurativo - Não dispensa imagens e esculturas de santos na sua casa, afirmando que tudo não passa de uma questão de sensibilidade estética.
Ateu zodiacal - Estabelece um traço de união entre astronomia e astrologia, vive sempre atualizando o mapa astral, não dá um passo sem consultar o horóscopo e faz questão de saber do signo das pessoas com quem se relaciona.
Ateu mineral - Vive sempre preocupado com as energias negativas e positivas. Curte pedras, fluidos e metais. Usa pulseiras energéticas, imãs e peças repelentes.
Ateu numerológico - O Deus dele são os números.
Ateu botânico - Curte ervas, incensos, banhos, chás e plantas benéficas e repelentes.
Ateu zem - Vive perseguindo o nirvana terreno e tudo para ele, ou é in, ou yang.
Ateu culposo - É atacado por dúvidas deístas, sempre que vivencia sentimentos de culpa, principalmente, em torno de erros que não foram conhecidos ou punidos. A figura do Deus-Juiz aparece como uma possibilidade final de justiça.
Ateu supersticioso - Não passa debaixo de escada, não deixa tesoura aberta, faz figa, bate em madeira, não sai de casa dia de sexta-feira 13 e dá meia-volta diante de gato preto.
Ateu pessimista - Acredita no azar e no destino. Para ele, o inferno é a vida e os demônios são as outras pessoas.
Ateu judeu - Sempre coloca o ateísmo entre parênteses em momentos como páscoa, ano novo, nascimento, casamento e funerais.
Ateu última instância – Declara-se materialista durante toda a vida, mas na hora em que a morte se apresenta, faz a extrema unção para morrer na santa paz do Senhor. Caso não morra, retoma o discurso anterior com a maior naturalidade
Ateu perfeccionista ou neurótico – Passa o tempo todo com o roteiro na mão, preocupado em não se enquadrar em nenhum dos casos anteriores.

Nenhum comentário: